quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cronograma de Reuniões Públicas


Cronograma de Reuniões Públicas

Maio e Junho/2013


Data
Palestrante
Tema

25/05

Mônica
Menezes

Palestra com o tema:
“O ESDE como um dos principais pilares de uma Casa Espírita”



01/06

Todo o
Grupo

Estudo do Evangelho
Cap. 15 – “Fora da caridade não há salvação”



08/06

Todo o
Grupo

Estudo do Livro de Herculano Pires
 “Visão Espírita da Bíblia”



15/06

Todo o
Grupo

Estudo do Evangelho
Continuação do Cap. 15



22/06

Adenilde Praxedes
e
Mônica Menezes

Palestra com o tema:
“O que é Espiritismo?”



29/06

Todo o
Grupo


Exibição do filme:
“Minha vida na outra vida”


Obs:
A palestra do dia 22/06 (O que é Espiritismo?), será realizada para a comunidade do Bairro "Alto da Liberdade".


Início de novas turmas para o ESDE (Tomo I e II)


Caros amigos,

Ver abaixo alguns informes sobre as atividades do Centro para o mês de maio que finaliza e para o mês de junho, que se inicia:


  1. A partir da próxima segunda-feira, 27/05/13, terá início a uma nova turma de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), Tomo I. Ocorrerá em nossa sede (Antigo Beco Velho, nº 42), das 19h às 20h30min. Estas aulas serão quinzenais.
  2. A partir da próxima quarta-feira, 29/05/13, terá início as aulas do ESDE, Tomo II. Estas serão semanais e ocorrerão em nossa sede, das 18h30min às 20h.
  3. Terça-feira, dia 28/05/13, duas novas turmas de Evangelização Espírita Infantojuvenil, iniciarão suas atividades. As aulas ocorrerão às terças, das 18h30min às 19h30min. Serão turminhas com crianças de 3 a 5 anos e outra com crianças de 9 a 11 anos.

Para os que tiverem interesse de participar de nossas atividades, seja ela quais forem, podem nos procurar em nossa sede ou procurar um dos nossos trabalhadores para fazer qualquer esclarecimento. Podem nos enviar, também, e-mail para o endereço eletrônico: renascer_caraubas@hotmail.com


Abraço Fraterno em todos.



domingo, 19 de maio de 2013

Informe importante: Reunião com o DIJ

Reunião com os pais e/ou responsáveis pelas crianças matriculadas nas aulas de Evangelização Espírita Infantojuvenil do C.E.R.C.



Na próxima terça-feira (21/05/13), haverá uma reunião do Departamento de Infância e Juventude - DIJ, com a presença da professora e evangelizadora Valdenízia Bezerra e dos pais que tenham filhos matriculados nas aulas de Evangelização, bem como para os que tenham interesse em matricular seus filhos. 

A partir do dia 28/05, haverá o reinício das aulas. É necessário, portanto, a presença dos pais para que tenham acesso às informações e orientações necessárias, bem como para o esclarecimento de algumas dúvidas a respeito do funcionamento das aulas.

A reunião ocorrerá na sede do CERC, localizada na rua Antonio Francisco, nº 42, Centro de Caraúbas (antigo Beco Velho), às 18h. 

É importante a presença de todos.

Agradece o DIJ


Imagens da Homenagem às Mães do C.E.R.C.

O Dia das Mães do 
Centro Espírita Renascer de Caraúbas


No último domingo, 12 de Maio de 2013, realizou-se, nas dependências da Escola Municipal Leônia Gurgel, uma atividade em homenagem às Mães do C.E.R.C., como mais uma Ação do Centro Espírita Renascer de Caraúbas. O objetivo principal deste evento foi levar uma palavra de carinho, esperança e amor a todas às mães presentes no encontro. Após a palestra houve a entrega de presentes e um delicioso coquetel.

Nossa irmã e amiga Adenilde Praxedes, foi a nossa oradora que proferiu uma palestra com o tema: "Mãe, uma verdadeira missão". Aproveitamos, aqui, para agradecer a todos que, de certa forma, contribuíram para realização desta Homenagem às mães do Alto da Liberdade... contribuição na doação das lembrancinhas, na organização da festa, no espaço cedido, enfim, a todos. 

Foi, com a Graça de Deus, maravilhoso... Todas elas gostaram e se sentiram verdadeiramente homenageadas.

Veja algumas imagens:

Tema do encontro

Mesa com os presentes que seriam entregues às mães

Nossa amiga e irmã Nerinha, responsável pela preparação do lanche

Nossa equipe, ansiosa esperando a chegada das mães.

Equipe jovem,.. futuros trabalhadores da Casa

Adenilde Praxedes, proferindo a Palestra

Nossas queridas e esperadas mães!


Todas atentas às palavras

Agradecimentos e início da entrega dos presentes



Querida Nilda, grande colaboradora em todas as atividades realizadas no Bairro

Senhor, representando a esposa que não pode ir.

Filha de D. Luzia.  Representando esta senhora que nos recebeu e acolheu com amor e respeito no Bairro. 



Presente especial para a mãe que desse um depoimento

domingo, 5 de maio de 2013

Carta a minha mãe



                                             

Mãe, quando eu comecei a escrever esta carta, usei a pena do carinho, molhada na tinta rubra do coração ferido pela saudade. As notícias, arrumadas como pérolas em um fio precioso, começaram a saltar de lugar, atropelando o ritmo das minhas lembranças. Vi-me criança orientada pela sua paciência. As suas mãos seguras, que me ajudaram a caminhar. E todas as recordações, como um caleidoscópio mental, umedeceram com as lágrimas que verteram dos meus olhos tristes. Assumiu forma, no pensamento voador, a irmã que implicava comigo.

Quantas teimas com ela. Pelo mesmo brinquedo, pelo lugar na balança, por quem entraria primeiro na piscina. Parece-me ouvir o riso dela, infantil, estridente. E você, lecionando calma, tolerância. Na hora do lanche, para a lição da honestidade, você dava a faca ora a um, ora a outro, para repartir o pão e o bolo. Quantas vezes seu olhar me alcançou, dizendo-me, sem palavras, da fatia em excesso por mim escolhida. As lições da escola, feitas sob sua supervisão, as idas ao cinema, a pipoca, o refri.

Quantas lembranças, mãe querida! Dos dias da adolescência, do desejar alçar voos de liberdade antes de ter asas emplumadas. Dos dias da juventude que idealizavam anseios muito além do que você, lutadora solitária, poderia me oferecer. Lágrimas de frustração que você enxugou. Lágrimas de dor, de mágoa que você limpou, alisando-me as faces.

Quantas vezes ouço sua voz repetindo, uma vez mais: Tudo tem seu tempo, sua hora! Aguarde! Treine paciência! E de outras vezes: Cada dia é oportunidade diferente. Tudo que você tem é dádiva de Deus, que não deve desprezar. A migalha que você despreza pode ser riqueza em prato alheio. O dia que você perde na ociosidade é tesouro jogado fora, que não retorna. Lições e lições.

A casa formosa, entre os tamarindeiros assomou na minha emoção. Voltei aos caminhos percorridos para invadi-la novamente, como se eu fosse alguém expulso do paraíso, retornando de repente.

Mãe, chegou um momento em que a carta me penetrou de tal forma, que eu já não sabia se a escrevera. E porque ela falava no meu coração dorido, voei, vencendo a distância. E vim, eu mesmo, a fim de que você veja e ouça as notícias vibrando em mim.
Mãe, aqui estou. Eu sou a carta viva que ia escrever e remeter a você.
*   *   *
Entre as quadras da vida e as atividades que o mundo o envolve, reserve um tempo para essa especial criatura chamada mãe.
Não a esqueça. Escreva, telefone, mande uma flor, um mimo.
Pense quantas vezes, em sua vida, ela o surpreendeu dessa forma.
E não deixe de abraçá-la, acarinhá-la, confortar-lhe o coração.
Você, com certeza, será sempre para ela, o melhor e mais caro presente.

Redação do Momento Espírita, com frases do cap. XVI do livro Pássaros Livres, pelo Espírito Rabindranath Tagore, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Disponível no CD Momento Espírita v.18, ed. Fep.

Reflexão

Definição de Amor

                            



Sorte é quando a competência encontra com a oportunidade. Ousadia é quando a coragem diz para o coração: Vá! e ele vai mesmo. Lealdade é uma qualidade dos cachorros, que nem todo ser humano consegue ter. Decepção é quando você risca em algo ou em alguém um xis preto ou vermelho. Indiferença é quando os minutos não se interessam por nada especialmente. Certeza é quando a idéia cansa de procurar e para. Desilusão é quando anoitece em você, contra a vontade do dia. Desatino é um desataque de prudência. Alegria é um bloco de Carnaval que não liga se não é Fevereiro. Razão é quando o cuidado aproveita que a emoção está dormindo e assume o mandato. Prudência é um buraco de fechadura na porta do tempo. Lucidez é um acesso de loucura ao contrário. Pressentimento é quando passa em você um trailer de um filme que pode ser que nem exista. Intuição é quando seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido. Vontade é um desejo que cisma que você é a casa dele. Culpa é quando você cisma que podia ter feito diferente, mas, geralmente, não podia. Raiva é quando o cachorro que mora em você mostra os dentes. Perdão é quando o Natal acontece em Maio, por exemplo. Renúncia é um não que não queria ser. Vaidade é ter um espelho onisciente, onipotente e onipresente.Amigos são anjos que nos levantam quando nossas asas estão machucadas. Felicidade é um agora que não tem pressa nenhuma. Sorriso é a manifestação dos lábios quando os olhos encontram o que o coração procura. Desculpa é uma palavra que pretende ser um beijo. Beijo é um procedimento inteligentemente desenvolvido para a interrupção mútua da fala quando as palavras tornam-se desnecessárias. Amor é quando a paixão não tem outro compromisso marcado. Não. Amor é um exagero... também não. É um cuidar de... Talvez, uma batelada de carinho! Quem sabe, um exame, um dilúvio, um mundaréu, uma insanidade, um destempero, um despropósito, um descontrole, uma necessidade, um desapego? Enfim, se não tivesse sentido... Talvez porque não houvesse explicação?

Bem, esse negócio de amor não sei definir.
Amor é tudo de bom!!!!


Aniversário de Divaldo Franco



Mensagens Espíritas - Anjos da Noite

PARABÉNS DIVALDO FRANCO!!!
Pelos seus 86 anos - 05/05/2013.
O seu exemplo de perseverança, de fé e de amor é contagiante e convida-nos a prosseguir com alegria ao encontro de JESUS.

(⁀‵⁀,) ✫✫✫.♥
.`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫

quarta-feira, 1 de maio de 2013

As Três Bandeiras do Espiritismo




Aprendizes do Espiritismo, recebemos três diretrizes, verdadeiros fundamentos para a nossa vida: “Trabalho, solidariedade e tolerância”; reforma íntima e “fora da caridade não há salvação”.
A visão espírita do trabalho ultrapassa de largo o exercício de uma profissão. O trabalho é uma lei moral, tem a ver com o ensino de Jesus: “Meu Pai trabalha sempre!”. Portanto, trabalhar é uma permanência, uma indispensabilidade, uma decorrência de nossa condição humana. Tudo trabalha em a natureza. Mas o trabalho do homem é mais que automatismo. Semear, cuidar, compartilhar, criar, servir, são alguns verbos associados ao nosso conceito de trabalho. Mesmos idosos ou doentes, podemos trabalhar com a mente, o coração vibrando de amor, ternura e paz.
O ser solidário antepõe-se ao ser solitário. Não se trata de um jogo de palavras. Na verdade nossa humanidade está muito cheia de solitários. Os famintos, os excluídos de toda ordem, que não têm atenção, carinho, respeito, compreensão. Tanto no plano espiritual quanto entre as nações, é ainda muito recente o conceito de apoio mútuo, de interdependência. Tais solidões geram dor, sofrimento, iniqüidades. O mundo está cansado de sofrer. Necessita de nova economia, nova gestão de recursos naturais, renovada preocupação com o meio ambiente e, sobretudo, nova leitura a respeito das relações humanas.
Tolerar é aceitar e conviver com as diferenças. Ainda bem que há diferenças! A riqueza da criação está justamente nas coisas distintas, nas escolhas diversas. Como se fosse um caleidoscópio, ajustadas e aceitas as partes, o todo se renova e provoca novas e desafiadoras surpresas a cada momento. O outro é legítimo, preciso aceitar isso a priori, a fim de que, juntos, possamos construir uma realidade mais bela e melhor. Naturalmente implica em abdicar de posições próprias definitivas e excludentes. Mas esse é o exercício do cidadão espírita universal.
No entanto, como ser solidário, aceitas diferenças e entender o trabalho como um dever moral se mantivermos os mesmos padrões do homem velho, hostil, maledicente, egoísta? É aí que a segunda bandeira, bússola comportamental, a reforma íntima, entra em ação em nós. Renovação! Novos hábitos físicos, mentais, espirituais. Oração, vigilância, disciplina, todo dia, toda hora, pensamento a pensamento, palavra a palavra, atitude a atitude. Desafio em que o velho homem das cavernas continua firme, um pouco escondido pela educação aparente, mas firme e forte, dentro de nós. Qualquer invigilância ele retorna num comentário mais ferino, num deboche azedo, na velha preguiça, na paixão sem controle.
A melhor ferramenta da reforma íntima é a caridade, conforme aprendemos na questão 886 de O Livro dos Espíritos. Há três palavras-chave da caridade: benevolência, indulgência e perdão. Para que haja caridade temos que querer o bem do próximo, adoçarmo-nos internamente e oferecer a ele o melhor de nós mesmos. Estes são os sentidos de bene + forma derivada do verbo latino volo: trata-se de uma força íntima que nos faz querer bem ao outro, independente de quem o outro seja; de indulgência, forma latina para apreço, concordância; e do latim per, que significa complemente + forma do verbo latino dono, que significa dar, dar de presente, perdoar.
A caridade, portanto, é de ordem moral. Trata-se de uma visão salvadora de dentro para fora do ser, ao contrário de outras visões de salvação, de fora para dentro da criatura. A caridade, enquanto não se torna espontânea, natural em nós, exige esforço. Os espíritos superiores vivem em estado de caridade. Nós exercitamos a caridade ainda ocasionalmente. Dia virá, no entanto, que nosso comportamento usual será verdadeiramente caritativo. Aí poderemos dizer, parafraseando Paulo “… já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim”. (Gálatas 2,20)
Autor (a): Cesar Reis
Revista Cultura Espírita – nº 33 – página: 11 – dezembro / 2011